23 de outubro de 2010

CCJ revive os anos de chumbo




Nesta semana, o Centro de Ciências Jurídicas da UFSC reviveu um pouco dos tempos de ditadura militar brasileira. Na segunda-feira, o CCJ amanheceu com um manifesto de apoio à “revolução de 1964”, subscrito por estudantes do nosso curso à época do golpe. O manifesto causou certo burburinho: os mais perspicazes logo ligaram a reedição do manifesto aos comunistas do curso e/ou ao Seminário Direito e Ditadura; alguns não compreenderam o que se tratava e alguns achavam que aquilo era um viral fascista anti-Dilma!

Na quarta-feira foi o dia do AI-5. E, da mesma forma que os militares invadiram universidades como a UnB, UFMG e UFRJ em 1968, eles retornaram nesta quarta-feira pra invadir o CCJ! Hélio Rodak, figura conhecida do Movimento Estudantil da UFSC, vestido de militar (inclusive com um belo “coturno” adidas!) invadiu algumas aulas do Curso de Direito e deu voz de prisão a estudantes subversivos, todos enquadrados na LSN e sem mandado.

Já a quinta-feira recordou o dia 30 de novembro de 1979, quando estudantes da UFSC revoltaram-se contra a ditadura militar e contra às péssimas condições de vida, por ocasião da visita do Presidente Militar João Baptista Figueiredo à Capital Catarinense. As faixas que o DCE da UFSC fez para aquela manifestação foram reproduzidas e penduradas pelo corredor do CCJ. Um mural com algumas fotos também recordou um pouco daquele episódio, que entrou pra História como Novembrada, a revolta de Florianópolis.

Todas essas intervenções serviram pra chamar a atenção dos cecejotianos aos tempos de ditadura, onde leis eram usadas ao bel-prazer dos militares e direitos fundamentais eram suspensos sem o menor respeito. Um conhecido professor do curso, ao ver a faixa “abaixo a ditadura”, logo cantou a pedra: abaixo também ao autoritarismo que ainda hoje impera aqui dentro!

Agora, o PET-Direito espera que todos compareçam ao Seminário Direito e Ditadura, que se iniciará na próxima segunda-feira, dia 25 de outubro, às 18h no auditório do Fórum do Norte da Ilha. Certamente, depois da semana que vem, poderemos ver mais claramente como os resquícios daqueles tempos ainda imperam no Direito.

Um comentário:

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить кино
для сайта rodrigosartoti.blogspot.com